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mais detalhes cMD102 - Sistema Compacto

O cMD102 é um sistema de navegação compacto, combinando processador com módulos GPS, GSM e uma tela de 6.5 polegadas de alta resolução, numa única unidade.

A instalação é simples, sendo necessário apenas conectar as antenas e a(s) chave(s) com 4 direções.

Desenvolvido com a mesma tecnologia do Eletronic Map Display System, o MD102 possui muitas de suas funcionalidades. Superior tecnologicamente aos sistemas similares disponíveis, o cMD102 foi desenvolvido para atender ao mercado da aviação geral.

O sistema recebe, simultaneamente, sinais dos satélites da rede WAAS e EGNOS. Normalmente, a variação do sistema é menor que 2 metros na horizontal e 6 metros na vertical. O GSM, com GPRS incorporado, permite uma comunicação segura, com qualidade, que pode ser utilizada para:
atualizar do banco de dados;
solicitar Metar/TAF;
emitir automaticamente um relatório de vôo;
receber um plano de vôo por e-mail;
transmitir informações sobre o posicionamento da aeronave para outra aeronave, um centro de operações ou diretamente para um celular e
permitir chamadas telefônicas de alta qualidade.

Contém um pacote com mapas, banco de dados e modelo de terreno, para cada área determinada pelo operador. Com este nível de segurança e praticidade, é a solução mais econômica do mercado.


mais detalhes Processador

O processador de 32-bit garante rápida mudança e atualização dos mapas em tempo real, consulta e acesso a banco de dados, registro dos waypoints e constante recálculo da solução de navegação e da altura sobre o modelo de terreno, com ações e comandos simples e objetivos.

Um Flash Memory (solid state) é utilizado para armazenar o software, banco de dados, mapas, imagens, informações de terreno e registros.


mais detalhes Displays

A tela de cristal líquido, de alta resolução (800x 600 pixels), permite que as imagens sejam visualizadas em ângulos de até 85º, sem distorção. Legíveis à luz solar, durante a noite operam em modo inverso, utilizando um esquema especial de cores.


mais detalhes Banco de Dados

O operador conta com as publicações aeronáuticas: cartas, dados de aeródromos e auxílios à navegação constantes nas publicações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DCEA, com características das pistas e fotos dos principais aeroportos e helipontos, dados jeppesen, cartas náuticas, mapas rodoviários, políticos, cartas especiais (corredores aéreos), modelo de terreno, agenda de contatos (relação de telefones) e banco de imagens fotográficas, carregados de forma simples.

A atualização do banco de dados pode ser feita, automaticamente, através de datalink celular (opcional), toda vez que a unidade estiver no solo.


mais detalhes Modelos de Terrenos


O sistema trabalha com o mais completo e apurado modelo de terreno do Brasil, integrando, através de algorítimos próprios, os dados provenientes da NASA e do IBGE. A fusão dos dados fornece uma ótima precisão, com medidas a cada 30 metros, um excelente resultado, pois os sistemas normalmente utilizados em navegação aérea, trabalham com medidas a cada milha.


mais detalhes Preparação dos Mapas

Softwares especiais permitem que a BRAVIO prepare qualquer tipo de mapa ou imagem aérea (que esteja em escala), para ser utilizada pelo sistema. Os mapas digitalizados são preparados dentro de processos rígidos de controle.


mais detalhes Interfaces

Altair / Monitair: Com esses sistemas de monitoramento de motores ou turbinas , pode-se exibir na tela, em tempo real, os dados desejados. Como as informações são registradas no sistema, é possível baixar as informações para produzir a qualquer momento, relatórios operacionais de manutenção, ou mesmo reproduzir o vôo graficamente, com informações de altitude, velocidade, localização, associado ao tempo com os parâmetros de desempenho do motor.

Stormscope - um dos melhores sistemas de detecção de mau tempo disponíveis no mercado. A interface com o sensor de Stormscope WX-500 permite que seja mostrada na tela, sobreposta às cartas de navegação, a informação de ocorrência de raio.

TCAS, Skywatch ou TCAD - os sensores de informações de tráfego identificam a posição das outras aeronaves e as mostram sobrepostas ao mapa, dando assim uma excepcional consciência situacional de tráfego.

Shadin ADC200 - esta interface oferece dados do ar (importante para calcular a altitude pressão), e dados do fluxo de combustível. Provê cálculos de desenhos precisos e permite a administração segura do combustível.


mais detalhes Gravação de Dados

O sistema grava data/hora, posição, velocidade no solo, rota e qualidade do sinal de GPS a fim de facilitar a análise do vôo. Esta informação pode ser transferida para uma central, via GSM, após o pouso da aeronave ou baixada através de um Memory Stick. Caso outras interfaces estejam instaladas, seus dados serão armazenados junto à configuração básica.

Operacionalidade – A simplicidade de operação é um fator marcante. As informações úteis são apresentadas de forma muito objetiva para o operador. É possível programar o sistema para emitir alerta de voz, como: chamar a atenção sobre altitudes, parâmetros de vôo, etc.

Para cada posição, podem ser instalados diversos mapas, em escalas diferentes. A seleção dos mapas é feita através do botão de comando up/down, ou no dispositivo de entrada externo (Touchpad). Se um mapa acaba, o sistema automaticamente escolhe o próximo mapa do mesmo tipo. Um pequeno sinal de intercalação mostra a direção ao waypoint ativo e uma linha dupla mostra a direção para waypoint em standby.

O modelo de receptor de GPS utilizado, associado ao desenho eficiente do software, faz com que as mudanças sejam mostradas, quase que de forma instantânea.

Alerta: A despeito das informações serem salvas com extremo cuidado, o sistema não é certificado como FDR (Gravador de Dados de Vôo).

mais detalhes Plano de Vôo

A elaboração de um plano de vôo é extremamente rápida e simples. O operador pode criar inúmero waypoints de usuário. E são ilimitados os planos que poderão ser criados e armazenados pelo sistema.

Os waypoints podem ser facilmente agrupados e acrescentados ao gráfico, movendo, um cursor no mapa. Um plano de vôo ativo, é, então mostrado sobre o mapa, e pode ser seguido sem dificuldade.


Com um celular ou um PC, pode-se criar um plano de vôo e enviá-lo para aeronave. Ao ligar o sistema, o plano será recebido automaticamente, e o piloto pode ativá-lo com um toque no comando. O comandante conta ainda com a opção de baixar as informações sobre condições climáticas e atualizar o plano.

AVISO: É responsabilidade do comandante da  aeronave fazer o planejamento apropriado do vôo e, então, monitorá-lo  integrando toda informação disponível.


mais detalhes Opcionais
Touchpad - O TP070 é o mais moderno dispositivo de entrada de comandos. Normalmente é encontrado apenas nas cabines das aeronaves mais modernas como Airbus e Boeings.


mais detalhes Opções de Instalação

mais detalhes Especificações Técnicas

Bloco único com processador e tela 6.5”

GPS e GSM Integrados
Capacidade de Memória
Compact Flash de 4 GB +
Controle
Chave 4 posições
(Cíclico/manche)
Touchpad
Tela de 6.5’’
800x600pixels
Interfaces
Stormscope
TCAD / TCAS
Piloto automático
Banco de Dados
VFR / IFR
Elevação de terreno,Waypoints criados pelo Operador



Mapas
VFR / IFR
Outros criados pelo operador
Imagens
Aeroportos
Helipontos
Outros criados pelo operador
Gravação de Dados
Últimas 200 horas
• Monitoramento
Sim
Atualização de dados
Via GSM ou memory stick
Dimensão
170mm x 159mm x 126mm
Peso
1,65kg