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Md 102 - Eletronic map display system

Sistema de Mapa Eletrônico multifuncional criado para aumentar a consciência situacional do piloto.

O MD102, desenvolvido dentro de um conceito modular, é muito flexível. Agrega o que há de mais avançado em tecnologia disponível, incluindo software e hardware. Compacto, resistente, leve e de fácil instalação, fornece ao piloto diversas informações importantes para o vôo, podendo ser instalado com uma ou duas telas. A despeito da tecnologia e recursos incorporados, é muito simples de operar.

O sistema compreende um processador com módulo GPS de alta qualidade e GSM incorporado. O módulo GPS é o que há de mais avançado no mercado, com uma taxa de atualização de 5Hz, fornece uma posição a cada 20 centésimos de segundo e pode receber, simultaneamente, sinal de 16 satélites. Isto garante mais precisão e confiabilidade. Fator importante para as aeronaves com manobras dinâmicas, como os helicópteros, e para permitir um ótimo acoplamento com o piloto automático.

O sistema recebe, simultaneamente, sinais dos satélites da rede WAAS (americano) e da rede EGNOS (europeu). Estes satélites estão posicionados sobre o Equador e a costa da África. Alertam sobre eventuais quedas de sinal de algum satélite da rede GPS, com isto, o piloto sabe se pode ou não confiar nas informações. Normalmente, a variação do sistema é menor que 2 metros na horizontal e 6 metros na vertical. O GSM, com GPRS incorporado, permite uma comunicação segura, com qualidade, que pode ser utilizada para: 

  • atualizar banco de dados;
  • solicitar METAR/TAF;
  • emitir automaticamente relatório de vôo;
  • receber um plano de vôo do solo (enviado por e-mail);
  • transmitir informações sobre o posicionamento da aeronave para outra aeronave, um centro de operações ou diretamente para um celular;
  • gravar vôos, baixar e atualizar dados através de um “Memory Stick”;
  • permitir chamadas telefônicas de alta qualidade.

O MD102, hoje, é o único sistema no mundo que tem GSM integrado e oferece as opções mencionadas.

É possível integrá-lo a outros sistemas incorporados na aeronave, tais como: piloto automático, rádio altímetro, Shadin, ILS, ADS, TCAS, TCAD, Stormscope, sistema de monitoramento de turbina, FLIR, etc., e, através de interfaces exclusivas, armazenar e mostrar no display diversas informações e parâmetros de vôo.

O MD102 comporta o mais completo banco de dados do Brasil, podendo operar com qualquer tipo de carta: aeronáutica, náutica, rotas especiais, mapa político, rodoviário e guia de ruas, com sensibilidade para informar a elevação do terreno com precisão, fator importante para a segurança. A posição da aeronave é mostrada sobre um mapa digital, com um alerta de elevação de terreno integrado. O banco de dados, baseado no Rotaer e AIP, pode ser expandido pelo cliente com inclusão de fotos dos waypoints.

O processo de instalação é rápido, e o manuseio do equipamento bem simples. O controle é feito através de uma chave de 4 posições, instalada no comando cíclico do helicóptero ou no manche do avião. O comandante acessa o Menu e aciona todas as opções, sem tirar as mãos dos comandos, ou ainda, opcionalmente, utilizando um touchpad ou teclado.

O próprio operador, de acordo com a sua necessidade, pode criar e incluir os mais diversos tipos de dados no sistema, para consulta durante a operação, tais como: número de telefones, relação de hospitais, escolas, delegacias, presídios entre outros, além de imagens e fotos.

A opção do sistema com um Map Server (Servidor de Mapas) amplia a capacidade de armazenamento em mais de 250GB em arquivos. A BRAVIO tem o mais completo banco de dados de mapas digitalizados do Brasil. É possível criar mapas de qualquer região.


Md 102 - Displays
As telas de cristal líquido, de alta resolução, permitem que as imagens sejam visualizadas em ângulos de até 85º, sem distorção.

Legíveis à luz solar, durante a noite operam em modo inverso, utilizando um esquema especial de cores. Estão disponíveis telas nos tamanhos 5.5”, 6.5” e 8.4” (polegadas). As telas podem ser usadas para receber outros sinais do vídeo, como: FLIR, espelho eletrônico, gravador, etc.

Md 102 - Processador

O processador de 32-bit garante rápida mudança e atualização dos mapas em tempo real, consulta e acesso a banco de dados, registro dos waypoints e constante recálculo da solução de navegação e da altura sobre o modelo de terreno, com ações e comandos simples e objetivos. Um Flash Memory (solid state) é utilizado para armazenar o software, banco de dados, mapas, imagens, informações de terreno e registros.


Md 102 - Homologação

O sistema está homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, como Produto Aeronáutico Aprovado – APAA, de acordo com a Ordem Técnico Padrão (OTP-C165), correspondente a TSO-C165, para instalação nas aeronaves enquadradas nas categorias previstas nas RBHAs 23 e 27 (pequeno e médio porte). Com um CHST (STC) pode ser instalado em qualquer modelo de aeronave.

Durante o processo de homologação, o MD102 suplantou todos os testes realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Foram 144 horas de exposição a vibrações com temperaturas variando entre - 40ºC e + 85ºC.


Md 102 - Operadores

Os sistemas estão instalados em aviões e helicópteros de diversos operadores no país, compreendendo aeronaves executivas, táxi aéreo, de segurança pública (polícias civíl e militar), bombeiros, fiscalização do meio ambiente, defesa civil e fiscalização alfandegária.

Considerando outros modelos semelhantes, são centenas de sistemas instalados em aeronaves (aviões e helicópteros) no mundo, desde pequenos aparelhos de 2 lugares até aeronaves de grande porte.


Md 102 - Banco de dados

O MD102 oferece opções que nenhum outro sistema de navegação no mercado disponibiliza. O operador conta com as publicações aeronáuticas: cartas, dados de aeródromos e auxílios à navegação constantes nas publicações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DCEA (AIPs e Rotaer), com características das pistas e fotos dos principais aeroportos e helipontos, dados jeppesen, cartas náuticas, mapas rodoviários, políticos, cartas especiais (corredores aéreos), guia de ruas, modelo de terreno, agenda de contatos (relação de telefones) e banco de imagens, carregados de forma simples.

O banco de dados é dividido em áreas geográficas, normalmente estados ou países. Um waypoint pode ser encontrado selecionando-se o nome, tipo ou identificador da área. Um modo permite que o piloto consulte a relação de waypoints mais próximos, do mesmo “grupo”. A atualização do banco de dados pode ser feita automaticamente, através de datalink celular (opcional), toda vez que a unidade estiver no solo.

A despeito do banco de dados, baseado no Rotaer, ser gerado com extrema precisão, não se pode garantir que esteja absolutamente livre de erros. Um rápido procedimento operacional especial permite a verificação fácil do waypoint no mapa. Como o mapa, normalmente, é gerado de uma fonte diferente, este cheque permite uma boa verificação dos dados de waypoint.


Md 102 - Modelos de terrenos

Dados sobre modelo de terreno são armazenados no sistema e usados para calcular a altura da aeronave em tempo real. Esta altura é mostrada em janela específica, no canto inferior direito da tela. O sistema trabalha com o mais completo e apurado modelo de terreno do Brasil, integrando, através de algorítimos próprios, dados provenientes da NASA e do IBGE. A fusão dos dados fornece uma ótima precisão, com medidas a cada 30 metros, um excelente resultado, pois os sistemas normalmente utilizados em navegação aérea trabalham com medidas a cada milha.

Os limites podem ser ajustados e o piloto, com um simples toque na chave de 4 posições, ativa/desativa o recurso. Na maioria dos mapas, a informação adicional do terreno é calculada e usada para mostrar terrenos perigosos em cores de advertência e alerta, por exemplo: se a altura de vôo atual sobre o terreno estiver abaixo de 500 pés, o terreno é apresentado em vermelho, se estiver entre 500 e 1.000 pés, é apresentado em amarelo. Estes limites podem ser ajustados com outros valores.


Md 102 - Preparação dos mapas

Softwares exclusivos da BRAVIO preparam qualquer tipo de mapa ou imagem aérea (que esteja em escala), para ser utilizada pelo sistema, como cartas contendo linhas de alta tensão, oleodutos, tubulações de gás, redes de água/esgoto, torres entre outros. São recursos importantes para operadores com necessidades especiais.
Estas cartas, além de aumentar o nível segurança, podem influenciar no resultado da missão. No caso das organizações militares, policiais, de fiscalização e preservação do meio ambiente, bombeiros, defesa civil e areomédicas, o reflexo é direto. Os mapas digitalizados são preparados dentro de processos rígidos de controle.

Aeronáuticas – Banco de dados completo das cartas aeronáuticas VFR publicadas do Brasil tais como: ONC, WAC (1:000.000), TPC (1:500.000), CNAV, CAP (1:250.000), VAC, SID, STAR e rotas especiais de avião e helicóptero, plantas de aeródromo (cartas ADC) para os aeroportos mais importantes, em formato digital.

Atualizações das publicações aeronáuticas - O banco de dados, as cartas aeronáuticas, o Rotaer e AIP são atualizados obedecendo ao calendário de atualizações destas publicações.

Cartas Náuticas e Fluviais – A BRAVIO possui cartas náuticas de diversas regiões da costa e de bacias hidrográfica do Brasil. Hoje, muitos operadores do sistema utilizam cartas náuticas em missões de patrulhamento na costa e em busca e salvamento no mar.

MD102-MAR - Versão Marítima:Utilizando a mesma tecnologia
do MD102, a BRAVIO desenvolveu a versão MD102-MAR, para uso em embarcações. O operador pode contar com todos os recursos de navegação, tendo na base de dados, jogos completos de cartas náuticas digitalizadas, fotos de praias, portos e obstáculos restritivos a navegação. Permite monitorar o funcionamento do sistema moto-propulsor da embarcação, bem como o de comunicação e transmissão de dados para outras embarcações ou estações no solo (via GPRS / IRIDIUM).

Guia de Ruas – Chegar a um endereço específico de helicóptero, na periferia de um grande centro urbano, quando não se conhece bem a região, é uma tarefa difícil para o piloto e a tripulação. Quando se está voando, muitos lugares parecem iguais. O uso de guias convencionais na cabine apresenta muitas dificuldades de orientação. Nas organizações policiais, de resgates, em boa parte dos acionamentos para as ocorrências, as tripulações demoram mais tentando achar o local da ocorrência do que o tempo que gastaram no deslocamento. Com isto perdem um tempo precioso que pode fazer a diferença entre ter ou não sucesso. Destinado a atender operadores policiais, de defesa civil, resgates aeromédicos, bem como aeronaves de reportagem aérea (rádio e tv), produzimos mapas de ruas digitalizados, em qualidade inigualável. A BRAVIO possui mapas das capitais e principais cidades do Brasil.


Md 102 - Interfaces

Altair / Monitair – O sistema, a critério do piloto, pode exibir na tela, em tempo real, os dados da turbina, medidos pelo sistema de monitoramento do motor Altair SmartCycle+ ou Monitair. Todas as regras de utilização podem ser implementadas.Como as informações são registradas no sistema a qualquer momento, é possível baixar informações para produzir relatórios operacionais ou de manutenção. Além disso, é possível reproduzir o vôo graficamente com dados de altitude, velocdade, localização, parâmetros de desempenho do motor, a qualquer momento, é possível visualizar na tela o ocorrido nos últimos 2 minutos de vôo, portanto, esclarecendo em caso de dúvidas sobre ocorrências de excedências. Com um PC, é possível reproduzir o vôo como no Flight Simulator.

Stormscope - Um dos melhores sistemas de detecção de mau tempo disponíveis no mercado. A interface com o sensor de Stormscope WX-500 permite que seja mostrada na tela, sobreposta às cartas de navegação, a informação de ocorrência de raio.

TCAS, Skywatch ou TCAD - Os sensores de informações de tráfego identificam a posição das outras aeronaves e as mostram sobrepostas ao mapa, dando assim uma excepcional consciência situacional de tráfego.

Shadin ADC200 - Esta interface oferece dados do ar (importante para calcular a altitude pressão) e dados do fluxo de combustível. Provê cálculos de desenhos precisos e permite a admistração segura do combustível .

Iridium / Global Sat – Um módulo sat link garante cobertura de comunicação para mensagens, opção de voz e de dados, via satélite, em qualquer local do globo. Este sistema entra automaticamente na ausência de sinais GSM.

FLIR - As imagens do FLIR podem ser mostradas nas telas do MD102.


Md 102 - Gravação de dados

O sistema grava data, hora, posição, velocidade no solo, rota e qualidade do sinal de GPS a fim de facilitar a análise do vôo. Esta informação pode ser transmitida para uma central, via GSM, após o pouso da aeronave ou baixada através de um memory stick. Caso outras interfaces estejam instaladas, seus dados serão armazenados junto com a configuração básica.

Alerta: A despeito das informações serem salvas com extremo cuidado, o sistema não é certificado como um FDR (Gravador de Dados de Vôo).

Operacionalidade – A simplicidade de operação é um fator marcante. As informações úteis são apresentadas de forma muito objetiva para o operador. É possível programar o sistema para emitir alerta de voz, como: chamar a atenção sobre altitudes, parâmetros de vôo, etc.

Para cada posição, podem ser instalados diversos mapas, em escalas diferentes. A seleção dos mapas é feita através do botão de comando up/down, ou no dispositivo de entrada externo (Teclado ou Touchpad). Se um mapa acaba, o sistema automaticamente escolhe o próximo mapa do mesmo tipo. Um pequeno sinal de intercalação mostra a direção ao waypoint ativo e uma linha dupla mostra a direção para waypoint em standby.

O modelo de receptor do GPS utilizado, associado ao desenho eficiente do software, faz com que as mudanças sejam mostradas, quase que de forma instantânea.


Md 102 - Planos de vôo

A elaboração de um plano de vôo é extremamente rápida e simples. O operador pode criar inúmeros waypoints de usuário. Estes, podem ser definidos pela localização atual, movendo-se um cursor no mapa, ou pela entrada de coordenadas geográficas. Para todo waypoint pode ser definido um offset (afastamento). Está provado ser um recurso extremamente útil para aproximação, na medida em que um offset pode ser definido facilmente na linha central da pista.

Um waypoint ativo e outro em standby permitem uma navegação simples. O ativo normalmente é o próximo waypoint para onde voar. O que está em standby pode ser utilizado como referência e pode ser mudado sem atrapalhar a solução de navegação atual.

Os waypoints podem ser facilmente agrupados nos planos de vôo. Praticamente, é ilimitado o número de planos de vôo que poderão ser criados e armazenados pelo sistema.

Os waypoints do plano de vôo podem ser facilmente acrescentados, graficamente, movendo-se um cursor no mapa. Um plano de vôo ativo é mostrado sobre o mapa e pode ser facilmente seguido. Um minuto antes do waypoint ser atingindo, a janela de informação no canto superior direito da tela torna-se amarela. 20 segundos antes de ser atingido ou quando estiver dentro de um raio 2,5 NM, automaticamente, o plano de vôo muda para o próximo waypoint.

Antes da decolagem, o plano de vôo pode ser recalculado com informações climáticas atuais e podem ser arquivadas através de datalink (celular) com um único toque de tecla.

Aplicabilidade específica – O software pode ser implementado em sua configuração para atender as necessidades do operador.


Md 102 - Gerenciamento de dados
O Sistema pode receber e armazenar os dados da aeronave/motor e enviá-los, em tempo real ou após o pouso, via GPRS ou satélite (IRIDIUM) para uma central, criando automáticamente um histórico das operações (FOQA).

Md 102 - Opcionais

Touchpad - O TP070 é o mais moderno dispositivo de entrada de comando, normalmente só é encontrado nas cabines de aeronaves mais modernas, como Airbus e Boeings.

O Touchpad permite o controle completo do MD102. Ele não deve ser usado para substituir a(s) chave(s) de 4 posições instalada(s) no comando cíclico ou no manche, pois só esta chave permite o controle do sistema sem tirar as mãos dos comandos.Por outro lado, o Touchpad é o melhor recurso disponível para a inserção de dados/caracteres sem tocar nos comandos. Pode ser operado pelo piloto “non-flying” ou no caso de vôo no piloto automático.

Map Server – É um opcional, com capacidade de 250GB de memória que amplia, em pelo menos, 30 vezes a capacidade de armazenagem de dados do sistema.

O Map Server permite aos operadores que tenham necessidades especiais, por operarem em diversas regiões do país, ter armazenado no servidor, para pronto uso, uma grande quantidade de mapas detalhados, cartas, guias de ruas, imagens, fotos etc.

Teclado – A opção de instalação de teclado alfanumérico no painel permite que um segundo piloto/operador possa realizar todas as operações do sistema sem tocar no comando. Estão disponíveis os modelo TC080 (80mm) e TC160 (160mm).


Md 102 - Especificações técnicas

Processador com 1 ou 2 telas

  • GPS e GSM Integrado
  • Capacidade de Memória:
    Compact Flash de 8GB+
  • Controle:
    Chave 4 posições 
    (cíclico/manche)
    Teclado / Touchpad
  • Telas:
    5.5’’ - 640 x 480 pixels
    6.5’’ - 800 x 600 pixels
    8.4’’ - 1024 x 768 pixels
  • Interfaces:
    Stormscope / TCAD / TCAS 
    Rádio Altímetro
    HUMS (Monitoramento de 
    turbina)
    FLIR / GPS externo 
    Piloto automático
  • Banco de Dados:
    VFR / IFR

  • Elevação de terreno Lugares e 
    endereços criado p/ operador

  • Mapas:
    VFR / IFR 
    Topográfico / Náuticos
    Guia de ruas Outros criados p/ operador
  • Imagens:
    Aeroportos / Helipontos 
    Outras criadas p/ operador
  • Gravação de Dados: 
    Ultimas 200 horas
  • Monitoramento: Sim
  • Atualização de dados: 
    Via GSM ou memory stick
  • Dimensões:
    Processador:
    265x65x180 mm (LxAxP)

    • Peso:
    Com 1 Tela: 3 Kg
    Com 2 Telas: 4 Kg

  • AVISO: É responsabilidade do comandante da aeronave fazer o planejamento apropriado do vôo e, então, monitorá-lo integrando toda a informação disponível.

    Fale Conosco

    +55 (11) 2221-5252
    bravio@bravio.com.br
    simuladores@bravio.com.br