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cMD102 - Sistema compacto

O cMD102 é um sistema de navegação compacto, combinando processador com módulos GPS, GSM e uma tela de 6.5 polegadas de alta resolução, numa única unidade.

A instalação é simples, sendo necessário apenas conectar as antenas e a(s) chave(s) com 4 direções.

Desenvolvido com a mesma tecnologia do Eletronic Map Display System, o MD102 possui muitas de suas funcionalidades. Superior tecnologicamente aos sistemas similares disponíveis, o cMD102 foi desenvolvido para atender ao mercado da aviação geral.

O sistema recebe, simultaneamente, sinais dos satélites da rede WAAS e EGNOS. Normalmente, a variação do sistema é menor que 2 metros na horizontal e 6 metros na vertical. O GSM, com GPRS incorporado, permite uma comunicação segura, com qualidade, que pode ser utilizada para: 
atualizar do banco de dados;
solicitar Metar/TAF;
emitir automaticamente um relatório de vôo;
receber um plano de vôo por e-mail;
transmitir informações sobre o posicionamento da aeronave para outra aeronave, um centro de operações ou diretamente para um celular e
permitir chamadas telefônicas de alta qualidade.

Contém um pacote com mapas, banco de dados e modelo de terreno, para cada área determinada pelo operador. Com este nível de segurança e praticidade, é a solução mais econômica do mercado.


cMD102 - Processador

O processador de 32-bit garante rápida mudança e atualização dos mapas em tempo real, consulta e acesso a banco de dados, registro dos waypoints e constante recálculo da solução de navegação e da altura sobre o modelo de terreno, com ações e comandos simples e objetivos.

Um Flash Memory (solid state) é utilizado para armazenar o software, banco de dados, mapas, imagens, informações de terreno e registros. 


cMD102 - Displays

A tela de cristal líquido, de alta resolução (800x 600 pixels), permite que as imagens sejam visualizadas em ângulos de até 85º, sem distorção. Legíveis à luz solar, durante a noite operam em modo inverso, utilizando um esquema especial de cores.

cMD102 - Banco de dados

O MD102 oferece opções que nenhum outro sistema de navegação no mercado disponibiliza. O operador conta com as publicações aeronáuticas: cartas, dados de aeródromos e auxílios à navegação constantes nas publicações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DCEA (AIPs e Rotaer), com características das pistas e fotos dos principais aeroportos e helipontos, dados jeppesen, cartas náuticas, mapas rodoviários, políticos, cartas especiais (corredores aéreos), guia de ruas, modelo de terreno, agenda de contatos (relação de telefones) e banco de imagens, carregados de forma simples.

O banco de dados é dividido em áreas geográficas, normalmente estados ou países. Um waypoint pode ser encontrado selecionando-se o nome, tipo ou identificador da área. Um modo permite que o piloto consulte a relação de waypoints mais próximos, do mesmo “grupo”. A atualização do banco de dados pode ser feita automaticamente, através de datalink celular (opcional), toda vez que a unidade estiver no solo.

A despeito do banco de dados, baseado no Rotaer, ser gerado com extrema precisão, não se pode garantir que esteja absolutamente livre de erros. Um rápido procedimento operacional especial permite a verificação fácil do waypoint no mapa. Como o mapa, normalmente, é gerado de uma fonte diferente, este cheque permite uma boa verificação dos dados de waypoint.


cMD102 - Modelos de terrenos

O sistema trabalha com o mais completo e apurado modelo de terreno do Brasil, integrando, através de algorítimos próprios, os dados provenientes da NASA e do IBGE. A fusão dos dados fornece uma ótima precisão, com medidas a cada 30 metros, um excelente resultado, pois os sistemas normalmente utilizados em navegação aérea, trabalham com medidas a cada milha. 

cMD102 - Preparação dos mapas

Softwares especiais permitem que a BRAVIO prepare qualquer tipo de mapa ou imagem aérea (que esteja em escala), para ser utilizada pelo sistema. Os mapas digitalizados são preparados dentro de processos rígidos de controle.

cMD102 - Interfaces

Altair / Monitair: Com esses sistemas de monitoramento de motores ou turbinas , pode-se exibir na tela, em tempo real, os dados desejados. Como as informações são registradas no sistema, é possível baixar as informações para produzir a qualquer momento, relatórios operacionais de manutenção, ou mesmo reproduzir o vôo graficamente, com informações de altitude, velocidade, localização, associado ao tempo com os parâmetros de desempenho do motor.

Stormscope - um dos melhores sistemas de detecção de mau tempo disponíveis no mercado. A interface com o sensor de Stormscope WX-500 permite que seja mostrada na tela, sobreposta às cartas de navegação, a informação de ocorrência de raio.

TCAS, Skywatch ou TCAD - os sensores de informações de tráfego identificam a posição das outras aeronaves e as mostram sobrepostas ao mapa, dando assim uma excepcional consciência situacional de tráfego.

Shadin ADC200 - esta interface oferece dados do ar (importante para calcular a altitude pressão), e dados do fluxo de combustível. Provê cálculos de desenhos precisos e permite a administração segura do combustível.


cMD102 - Gravação de dados

O sistema grava data/hora, posição, velocidade no solo, rota e qualidade do sinal de GPS a fim de facilitar a análise do vôo. Esta informação pode ser transferida para uma central, via GSM, após o pouso da aeronave ou baixada através de um Memory Stick. Caso outras interfaces estejam instaladas, seus dados serão armazenados junto à configuração básica.

Operacionalidade – A simplicidade de operação é um fator marcante. As informações úteis são apresentadas de forma muito objetiva para o operador. É possível programar o sistema para emitir alerta de voz, como: chamar a atenção sobre altitudes, parâmetros de vôo, etc.

Para cada posição, podem ser instalados diversos mapas, em escalas diferentes. A seleção dos mapas é feita através do botão de comando up/down, ou no dispositivo de entrada externo (Touchpad). Se um mapa acaba, o sistema automaticamente escolhe o próximo mapa do mesmo tipo. Um pequeno sinal de intercalação mostra a direção ao waypoint ativo e uma linha dupla mostra a direção para waypoint em standby.

O modelo de receptor de GPS utilizado, associado ao desenho eficiente do software, faz com que as mudanças sejam mostradas, quase que de forma instantânea.

Alerta: A despeito das informações serem salvas com extremo cuidado, o sistema não é certificado como FDR (Gravador de Dados de Vôo).


cMD102 - Planos de vôo

A elaboração de um plano de vôo é extremamente rápida e simples. O operador pode criar inúmero waypoints de usuário. E são ilimitados os planos que poderão ser criados e armazenados pelo sistema.

Os waypoints podem ser facilmente agrupados e acrescentados ao gráfico, movendo, um cursor no mapa. Um plano de vôo ativo, é, então mostrado sobre o mapa, e pode ser seguido sem dificuldade.


Com um celular ou um PC, pode-se criar um plano de vôo e enviá-lo para aeronave. Ao ligar o sistema, o plano será recebido automaticamente, e o piloto pode ativá-lo com um toque no comando. O comandante conta ainda com a opção de baixar as informações sobre condições climáticas e atualizar o plano.

AVISO: É responsabilidade do comandante da  aeronave fazer o planejamento apropriado do vôo e, então, monitorá-lo  integrando toda informação disponível.


cMD102 - Opcionais

Touchpad - O TP070 é o mais moderno dispositivo de entrada de comandos. Normalmente é encontrado apenas nas cabines das aeronaves mais modernas como Airbus e Boeings.

cMD102 - Opções de instalação

Bloco único com processador e tela 6.5”

• GPS e GSM Integrados 
• Capacidade de Memória 
Compact Flash de 4 GB +
• Controle
Chave 4 posições 
(Cíclico/manche) 
Touchpad
• Tela de 6.5’’ 
800x600pixels
• Interfaces
Stormscope 
TCAD / TCAS
Piloto automático
• Banco de Dados
VFR / IFR 
Elevação de terreno,Waypoints criados pelo Operador



• Mapas
VFR / IFR 
Outros criados pelo operador
• Imagens
Aeroportos 
Helipontos
Outros criados pelo operador
• Gravação de Dados 
Últimas 200 horas
• Monitoramento
Sim 
• Atualização de dados
Via GSM ou memory stick
• Dimensão
170mm x 159mm x 126mm
• Peso
1,65kg

cMD102 - Especificações técnicas


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